Shuko
A garra ninja (shuko ou tekagi)

Vem merecendo cada vez mais a atenção dos estudiosos da arte ninja.
Sua origem histórica, embora seja difícil estabelecer com exatidão.
O shuko e conhecido atualmente como instrumento para subir em árvore e escalar muros .
Sua utilização como uma poderosa arma tem sido negligenciada.
A razão pela qual esta matéria é dedicada, não só para esclarecer as diferenças entre o shuko utilizado antigamente e o moderno, como também mostrar as diferentes utilização destes.
Embora extremamente semelhantes, o shuko utilizado antigamente era diferente dos fabricados hoje em dia.
No de fabricação atual, a cinta que fixa em volta do pinho e a tira que une a cinta com a garra propriamente dita, são feitas de tecido.
Enquanto a original, a cinta era uma argola ovalada de aço e unia-se com a garra por intermédio de uma tira resistente de couro.
Esta diferença, a primeira vista pequenas é de grande importância ao analisarmos sob o ponto de vista de segurança e proteção.
Como foi dito anteriormente o shuko tinha varias utilizações, uma delas era o de defender-se de golpes de espada e depois imobilizando-a.
Se tal técnica fosse utilizada com o shuko atual com certeza a lamina cortará a tira de tecido ferindo a palma da mão, pois é evidente o tecido não pode ser considerado resistente se comparado ao couro do shuko original.
Devo salientar, entretanto, observando o fato de não treinar com uma espada de corte, o shuko moderno consegue satisfatoriamente, substituir o original nas técnicas e utilização.
Observando o cenário da época os ninjas tinham de escalar altos muros de pedra, subir rapidamente arvores, travar lutas corporais com adversários trajando armaduras, defender-se dos golpes de objetos cortantes.
Neste cenário, o shuko entra com um artefato de múltiplas finalidades tanto como nas escaladas popularmente conhecidas, como também em lutas corporais fixando os cravos em seu adversário.
É interessante salientar que muitos artefatos ninja foram confeccionados estudando-se formas de fazer frente as armaduras dos guerreiros samurais.
No caso do shuko, ele possibilitava agarrar o adversário de armadura para poder derrotá-lo em luta corporal.
Salientando também os pontos taticamente importantes como a arma, os shukos eram fáceis de se portar, fixavam- se às mãos de forma que impossibilitava o oponente de desarmá-lo e poderia ser usado como kaginawa ou kasarifundo Obs.: como expliquei no inicio da matéria, o shuko pode ser também chamado de “tekagi” que significa “te” (mão) e ” kagi”(garra).
Os kaginawas eram armas construídas palas garras com cordas(nawa).
Uma arma ninja muito marcante que tinha um papel duplo era o shuko.
Este implemento que era usado nas mãos como um par de luvas, permitia ao ninja agarrar superfícies muito macias e muito duras.
Ela foi primariamente usada para escalar o muro de um castelo para conseguir entrada nos aposentos visados de sua vitima.
A shuko também conhecida como tekagi, era feita de uma faixa estreita e outra larga de metal unidas por uma seção de metal chata.
A faixa estreita deslizava pela mão e era apertada em torno do pulso, deixando a faixa larga para envolver a mão.
Do lado da palma para cima da faixa mais larga projetavam quatro cravos pontiagudos.
Á parte estas garras de escalar dando ao ninja acesso a lugares difíceis e habilidade de escalação de um gato, elas podiam ser usadas para combate em ambiente fechado se surpreendido de repente, por um guarda portando uma espada nos parapeitos do castelo, o ninja podia facilmente bloquear um golpe contra sua cabeça usando a shuko.
Em retaliação o ninja podia então golpear usando os cravos para ferir o guarda e então fazer uma boa escapada.



































