Hatsunohokori As Oito Poeiras Espirituais
A religião, sem dúvida é parte fundamental da vida humana. A palavra religião significa “religar” o homem a Deus. Se tratando de Tenrikyo, o ensinamento é baseado na crença no Deus original, criador do mundo e dos homens. Nosso corpo é um empréstimo de Deus. O que nos pertence é o espírito. Quando adoecemos, significa que algo está disperso do caminho original. A moléstia pode ser curada a partir de uma cura espiritual. “Mesmo uma casa limpa, deixando-a fechada por algum tempo, os quartos ficam empoeirados. O espírito fica empoeirado sem que se perceba. Oyassama (Nossa mão), comparando em poeiras, ensinou os usos espirituais que impedem a vida plena de alegria”:
Ôshii (Mesquinez) é deixar de pensar na convivência dos próximos, de poupar-se trabalhar, dar e fazer o que pode pelos outros.
Hoshii (Cobiça) é desejar mais insatisfeito com o que tem, querer ganhar sem trabalhar, querer irrefletidamente as coisas.
Nikiu (Ódio) É querer mal aos outros por não serem do seu agrado, querer mal a quem errou, fracassou, faltou-lhe respeito, embora não tenha culpa.
Kawai (Amor Próprio) é pensar que está bem se estiver pessoalmente bem, ser atencioso apenas às pessoas especiais, procurar somente o interesse pessoal e familiar, sem importar-se com os outros.
Urami (Rancor) é invejar a felicidade e o sucesso dos outros, manter sentimento inamistoso sem refletir a falta de seu próprio esforço.
Haradachi (Raiva) é encolerizar-se pelo que viu e ouviu, não ter paciência, não poder perdoar os outros.
Yoku (Ambição) Querer ter tudo mesmo roubando ou enganando os outros, querer toda mulher ou todo homem que é do seu agrado.
Koumam (Soberbia) E julgar-se superior pelo seu conhecimento, de impor seu pensamento, de procurar os defeitos alheios.
A sabedoria do Ninja provém de sua capacidade de julgar a si mesmo diante do novo, ao invés de repelir o desconhecido, o inusitado. Nunca agindo, em momento algum, com a razão ou a lógica perante aquilo que o mesmo considera natural, universal.
Aceitando sempre o evidente como um dizer do cosmos, do Kami. A vontade divina se manifesta sutilmente nas frações do acaso ou mesmo nas situações de adversidade. O Ninja apenas observa, sente as alterações em seu próprio ser e no ambiente ao seu redor e procura aprender com o todo. “A sabedoria do Ninja é a arte de vencer.”
As 7 Virtudes
1) GI: A justa decisão, a justa atitude, a verdade.
2) YU: A bravura com ímpeto de heroísmo.
3) JIN: O amor por todo o universo, a benevolência para a humanidade.
4) REI: O comportamento equilibrado e justo.
5) MAKOTO: A sinceridade total.
6) MERYO: A honra e a gloria.
7) CHUGI: A devoção e a lealdade.
As virtudes devem ser cultivadas pelo verdadeiro artista marcial. Aquele que buscar por esses caminhos encontrarão a paz em meio as incertezas da vida. Semeiem essas virtudes por onde passar dentro desse caminho.
Os 5 Conselhos
1) conheça a virtude da paciência durante o tempo da inatividade.
2) escolha o curso da justiça como patrão de sua vida.
3) não deixe que teu coração seja controlado por influência do prazer, desejo ou dependência.
4) Não desgaste o ressentimento em acontecimentos naturais, que assolam o espírito humano para cultivar o espírito inabalável (Fudoshin).
5) alenta em teu coração a importância da lealdade para com a família e continue o estudo das artes marciais com determinação e firmeza.
Ninja No Hachinom Os 8 Segredos
1) Ninja No Kiai: A expressão explosiva do espírito e da energia interna.
2) Ninja No Taijutsu: O estudo e a prática das técnicas corporais.
3) Ninja No Kejutsu: Estudo das técnicas de espada.
4) Ninja No Soojutsu: Estudo de métodos utilizando lanças e objetos pontiagudos.
5) Ninja No Shuriken: A arte de lançar dardos, facas e armas de arremesso em forma de estrela.
6) Ninja No Kajutsu: A arte de usar o fogo como aliado.
7) Ninja No Ugei: A arte de iludir e enganar o adversário.
8) Ninja No Kyomom: O estudo das religiões, medicina, filosofia, meditação, história, matemática, química, física e a psicologia.
Nesse nível vemos uma sequência de matérias estudadas pelos Ninja na antiguidade. Hoje, sabiamente podemos experimentar um pouco de cada um dos oito níveis e perceber o que fez do Ninja o magnífico guerreiro que é.
Chugoku No Kyomom Os 12 Ensinamentos
1) prezar e gozar a vida sem deixá-la interferir em seu caminho. Aceitá-la como uma parte, não como um todo;
2) Procurar alcançar aquilo que está sempre acima de seu alcance, não tendo em mente que, o que sabes é o suficiente, pois isso é o início da decadência;
3) pôr a verdade e o caminho da retidão acima das próprias fraquezas, procurando vencê-las dentro de si;
4) aperfeiçoar-se em todos os movimentos de combate fazendo do tempo seu aliado;
5) não julgar ninguém forte ou invencível. Se vier em mente, lembre-se que se há alguém com força, é sinal que nós estamos fracos;
6) O pior adversário que encontramos em nosso caminho é o nosso próprio ser que, em determinadas condições, se opõe ao prosseguir;
7) no caso de uma desvantagem técnica prolongue a mesma até que surja uma oportunidade de sobrepujá-la, através de sua própria estruturação técnica esforçando-se ao máximo;
8) não mudar diante de vários adversários sua resolução de vencê-los mesmo que isso pareça razoável. Lembre-se que a quantidade não aumenta o perigo e sim o poder individual de cada oponente;
9) por menos que se faça para alcançar algo é sempre alguma coisa que nos levará ao nosso objetivo. Esperar uma oportunidade para iniciar ou continuar algo é imaginação sem valor;
10) não alimentar rancor em nenhuma situação ou sentimentalismo diante de um evento qualquer;
11) esperar sempre 3 situações:
1º) uma falsa;
2º) um contra;
3º) uma indiferente, procurando se manter como um espelho por fora e com determinação e objetivo por dentro;
12) Não se apegar a nada que pertença à vida, procurando sempre ver o real e a falha no evidente, encarando os obstáculos como algo que nos leva a perfeição, vencendo-os.
Esses doze ensinamentos não foram falados, e sim percebidos por aqueles que o conhecem, pois de sua personalidade e caráter observamos claramente cada um desses ensinamentos.
As 3 Leis
1) Ki Ki O Ji: Nunca olhar para baixo do oponente, nem subestimar suas habilidades.
Não ter medo antes do confronto devido a reputação do oponente.
2) Fu Tan Ren: Nunca hesitar para entrar em ação, quando tiver uma oportunidade de obter êxito.
Não ter medo devido a uma inadequada ou má preparação de si mesmo.
3) Mi Kuzu Re: Nunca temer ao inimigo, nem atuar com escassa confiança.
Não ter medo da aparência física ou força do oponente.
Estas são as regras fundamentais usadas pelos Ninjas quando forçados a entrarem em ação. Essas leis devem ser memorizadas e guardadas na mente do praticante, para que sirvam de instrumento guia nos momentos mais adversos diante de uma situação inevitável de confronto.
As 5 Normas
1- Esqueça todas as tuas tristezas, rancores, raivas e ódios. Deixe-os passar como a fumaça na brisa, e não se deixe levar por esses mesmos ventos.
2- Não desvie do caminho do bem, deve levar uma vida digna. Somente aqueles que podem distinguir o bem do mal podem desenvolver força espiritual.
3- Não deixe que a Ambição, a Luxúria ou o Ego se apodere de tua alma. Aprende-se Artes Marciais somente para satisfazer teus próprios interesses, correrá o risco de ser controlado por esses três desejos, mesmo quando tiver alcançado um alto grau nas Artes Marciais; mas, estes três desejos não só afetam aos Budoka, e sim à humanidade em geral.
4- Devemos aceitar as tristezas, ódios ou penúrias quando venham e considerá-las como uma prova que envia o todo poderoso, já que o mais nobre espírito do Ninpo é tomar tudo como se fora uma benção da mãe natureza.
5- Concentre todo seu tempo e mente na prática do Budo e tua mente imersa no Budo Taijutsu. Se confundes o resplandecer espiritual com sua própria satisfação, cai no perigo de atuar como bestas.
Essas normas são advertências a todo artista marcial que pretende trilhar pela honestidade e dignidade em seu trajeto, sabendo desviar das más influências alheias e retornar com sabedoria ao caminho original.
As 9 Regras
1) O caractere NIN pretende que se guarde a nação com até mesmo sua vida.
2) Esqueça do ego, seja paciente e não tema a morte.
3) Em perigo, não diga e não demonstre nada.
4) Quando se deparar com um inimigo forte mantenha um espírito indomável.
5) Sirva e proteja o mestre, como você deve a seus pais.
6) Vícios dissipam sua proficiência.
7) Estando bêbado afeta seu juízo.
8) Destrua o poder do inimigo, mas deixe sua vida.
9) Não ensinem outros sem a permissão do mestre.





































