Os Ninjas

Das sombras ele vem como o vento e sai como trovão…

Muito se fala sobre os ninjas, infelizmente a visão que se tem sobre esses guerreiros das sombras é errônea e cheia de falsas concepção e fantasias, que só funcionam para o cinema, e que não tem relação alguma com a realidade da historia verdadeira dos Yamabushi (guerreiro das montanhas), ou seja, os ninjas.
Os yamabushi vieram do Tibet e se fixaram principalmente nas montanhas de Koga e Iga. Eles viviam pacificamente, dedicando-se a agricultura, ao estudo das constantes variações da natureza, a filosofia e a pratica das artes marciais (as artes marciais mantêm o espírito e o corpo em harmonia e balanço).
Com a ascensão do Shogunato ao poder do Japão, foram dados aos samurais poderes plenos, inclusive o poder de matar qualquer um que o samurai julgasse não honorável ou herege. As vezes esse poder era abusado por Daimyos (senhores feudais) gananciosos e egoístas, que impunham altos tributos de proteção, renda e propriedade sobre o povo, que não tinha como se defender contra os Bushi.
O povo então, descontente, precisava de auxilio. Os Yamabushi uniram-se ao povo , ação que balancearia o espírito do Japão. Baseando-se no precipício da eterna harmonia das duas forças polares do universo (yin e yang) os ninjas agiam. Ficaram assim, de um lado os bushi com o código de comportamentos estrito baseado em princípios confucionistas e representando os daimios e o shogun, e do outro lado os ninjas com objetivos práticos e não ortodoxos, baseados nas ações da natureza e visando o balanço pacifico da sociedade e a justiça universal, através de princípios de causa e efeito o yin e yang.
A arte do ninjutsu é baseada nos princípios de Kyojitsotenkan, ou seja, o principio de aparências alternadas da realidade. Uma percepção pratica das coisas, das pessoas, sentimentos e eventos.
O ninja e um guerreiro filosofo, suas armas mais potentes são: o conhecimentos de suas capacidades, sua harmonia própria com o esquema de totalidade do universo, a ilusão, a psicologia manipulativa reversa e o conhecimento dos elementos da natureza. Com essas armas o ninja pode indiretamente controlar eventos que serão denominados “historia”. Raramente, ele toma ação direta e mata alguém; o ninja tem sempre em mente que o forte é aquele que vence sem lutar, mesmo possuindo o poder de vencer lutando, isso é o concito de Heiho (estratégia superior).
Os filmes de ninjutsu mostram o ninja como o assassino frio, sem moral, sem honra e sem giri obediência e lealdade a um ideal, pessoa ou mestre). Ele não mata por prazer ou por dinheiro. O ninja e um mestre de combinação de estilos marciais, atléticos e de psicologia, que unidos fazem dele um guerreiro com uma determinação de aço (tetsu no kokoro). Seu espírito é afiado e flexível como o bambu que enverga no temporal para não quebrar. Sua determinação vista nos olho e nada o fará desistir de uma missão ou quebrar um giri.
Segue aqui uma descrição de algumas partes do treinamento de um ninja, treinamento que exige dedicação total, firmeza, concentração e grande força mental e espiritual.

Enfim o ninjutsu não e apenas uma arte marcial, é uma filosofia de vida, que pode ser aplicada no comercio, nas negociações e na própria rotina de cada um.
O mundo esta sempre em combate consigo mesmo par adquirir balanço, usando esse combate e sentindo o curso dos eventos o ninja obtém o sucesso.

Os ninjas

Os ninjas e sua arte do ninjutsu empregava uma vasta coleção de armas excêntricas e um maravilhosas.

Se por acaso um homem pudesse ser denominado um arsenal ambulante, seria certamente um guerreiro ninja.

Em suas missões ele levava uma gama de armas e de dispositivos que o auxiliavam a derrotar um inimigo.

Porque as missões do ninja frequentemente o levavam a milhas de distancia de sua própria área, e ele não sabia que meios estavam disponíveis para ele em seu lugar de destino, tinha que levar tudo o que necessitava sobre a sua pessoa.

Todas as arma do ninja eram de uma natureza muito distinta. muitas tinham a finalidade duplas para reduzir o peso da viagem.

Elas tinham que ser extremamente eficiente embora leves e capazes de serem levadas dentro do uniforme do ninja chamado shinobishozuki levar uma mochila ou saco nas costas com certa descrição significa trazer a atenção sobre ele mesmo e por isso gerar perguntas.

Assim a menos que o serviço fosse de uma natureza particular especial, os ninjas iam embora na noite com ambas as mãos livres