Ninja to
![]()
As técnicas de combate ninja se valem de um variado estoque de armas das mais temíveis
A espada era a arma mais valorizada no combate.
O fato de as técnicas ninjas serem desconhecidas pelos samurais, também lhes dava vantagem
A espada dos ninjas

Talvez a arma mais prontamente identificável do ninja fosse sua espada ou shinobikatana.
A espada ninja era totalmente diferente daquela arma adorada pelos samurais.
Ela era geralmente curta (cerca de 20 polegadas 50cm de comprimento), tendo uma lamina reta de um único fio de corte com um cabo avantajado.
Porque a lamina era curta o ninja podia atá-la nas costas e assim manter suas mãos livres.
Se ele fosse atacado repentinamente, a espada podia ser sacada enquanto ainda em suas costas e posta rapidamente em ação.
Os tetos baixos nas casas japonesas proibiam uma espada muito longa de ser sacada desta maneira, mas uma lamina reta curta de 20polegadas provou não ser nenhum problema.
Tudo acerca da espada ninja era uma verdadeira caixa de surpresa.
A bainha era mais longa do que a lamina por cerca de três polegadas (7,5cm).
Este espaço extra permitia ao ninja armazenar: venenos, remédios em pó, pólvora em seu fundo descartável.
Se ele fosse perseguido por soldados, inimigos, ele podia remover esta peça da bainha, mergulhar num rio ou lago e usar a bainha vazia para respirar através dela.
Cada vez mais novamente, truques como este não só confundia o inimigo mas lançou o fundamento para o ninja ser imaginado como espirito sobre-humanos que podiam desaparecer a vontade.
O longo cordão usado para atar na espada podia Ter varias utilização: por exemplo como uma corda para amarrar um prisioneiro ou em conjunção com o cabo extra grande para ajudar o ninja em algum obstáculo tal como o muro do castelo.
Pisando na tsuba da espada, esta perna extra podia então auxiliada pela corda enrolada o ninja sobe o parapeito, assim ele podia puxá-la para junto de si.
Na floresta, ele podia enlaçar um pequeno jogo usando o cordão como um nó solto.
A espada tinha um significado muito diferente para o ninja do que ela tinha para os samurais.
O samurai carregava duas espadas unida ao junto com o seu cabelo estava preso com nó no alto da cabeça, era a marca de um guerreiro.
Suas fieis katana (espadas) eram feitas de aço carbono de alto grau e cada uma tinha levado meses para ser elaborada por habilidosos ferreiros, que martelavam e forjavam e malhavam novamente o fio da lamina ate que ele contivesse centenas de camada de aço finamente forjado.
A reverencia que um samurai colocava sobre tal arma era pouco menor do que uma veneração.
Sua lamina era seu próprio ser, sua honra , seu código, ate sua alma.
A espada do ninja, por outro lado, tinha uma lamina que era de qualidade muito pobre e sem corte em comparação com o fio de navalha afiada do ferro com um cabo e era forjada grosseiramente usando menos do que materiais ideais.
O produto final frequentemente tinha uma tendência a quebrar-se. Para o ninja, sua espada era apenas uma outra ferramenta do oficio



































