Dicionário Ninja
Sheishin teki kyoio: (refinamento espiritual) O ninja tem que trabalhar para conseguir um profundo e preciso conhecimento de si próprio; seus pontos fortes e fracos, sua influência na vida. Tem que ser esclarecido sobre suas intenções suas responsabilidades e suas motivações na vida. Deve ter uma compreensão mística do processo universal. A sua ação em combate e de devida necessidade e não ao simples sentimento de satisfação do ego.
Tai-jutsu : (combate sem armas) São divididas em categorias com diferenças nas aplicações.
As técnicas de dakem-tai-jutsu: se baseiam em bloqueios, pontapés e socos.
As técnicas de jutai jutsu: se baseiam em agarre, imobilizações, desarmes e escape.
As técnicas de tahen-jutsu: se enquadram nas facetas de movimentos silenciosos, rodar, saltar, etc. O conjunto destas técnicas eram utilizados para o ninja defender sua vida nos campos de batalha
Ninja-ken jutsu: (Utilização da espada reta.) A espada ninja tem características próprias e mais curta e reta, a dos samurais era longa e curvada, mas o samurai também possuía outra espada mais curta a Wakisaschi, era conhecida como espada companheira. Muitos consideram a espada como principal arma ninja, mas não a principal arma do ninja era sua capacidade de superação. Existem dois aspectos de ensinamento do kenjutsu: O iai-do saque rápido: eram técnicas de desembainhar rápido, centradas em tirar a espada cortando velozmente podendo ser um contragolpe ou mesmo um golpe.
Ken-jutsu: técnicas de esgrima usadas para lutar contra outras armas, técnicas de defesa e ataque, cortes precisos e contra golpes com esquivas, eram treinados exaustivamente golpes marcados para obter melhores resultados durante um combate.
Bo jutsu: A arte de combate com bastões, praticadas pelos samurais e utilizadas pelos ninjas e monges por não ser considerada como arma pois qualquer pedaço de madeira se transforma nas mãos de um habilidoso ninja ou qualquer pessoa que tenha o devido conhecimento. Eram ensinados os diversos tipos de bastões: Bo (bastão longo), hambo (bastão médio), jô (bastão curto), tambo (bastão pequeno). Armas especiais foram construída para os ninjas eram bastões que internamente levavam dardos, bicos afiados, adagas etc. Era um disfarce perfeito pois aparentavam ser uma simples bengala de rua.
Shurikem e shakens: (Laminas e dardos de arremesso) Serviam para eliminar um perseguidor ou oponente à distância e eram transportadas em algibeiras ocultas. Shaken: eram dardos retos quando lançados cravava no inimigo mortalmente pois eram empregados venenos na suas pontas. Shuriken: eram as famosas estrelas ninjas, quando arremessadas atingiam grandes velocidades e impacto.
Yari-jutsu (técnica da lança) O ninja era ensinado a usar lanças tradicionais do exército. Eram usadas para atacar ou desviar ataques de difícil defesa. O ninja de koga usavam uma lança especial denominada kama yari, que tinha um gancho na base. A ponta era utilizada para cravar o gancho para desarmar ou enganchar os seus inimigos, também podia ser utilizada com escada para subir muros ou arvores com rapidez.
Naginata-jutsu (luta com alabarda) E uma arma antiga formada por uma gaste de madeira guarnecida por ferro comprido, largo e pontiagudo, atravessado por um outro ferro em meia lua e era usado para cortar e defender-se contra adversários situados numa distância media. Os ninjas de koga eram experientes com outra versão similar denominada Bisen-to. Sendo originalmente uma arma de guerra chinesa, era suficiente dura e resistente para penetrar uma armadura e desmontar um cavaleiro samurai.
Kusari-gama (arma com corrente e foice) Foi incorporada ao arsenal ninja pela sua versatilidade. A corrente podia desmontar o inimigo e a foice acabar com ele. A arma similar dos ninjas de koga e a kyoketsu-shoge e era constituída por uma adaga, era atada a uma corda trançada com cabelo de mulher ou crina de cavalo. Um anel de metal que se encontrava no extremo livre da corda.
Kayaku-jutsu: (fogos e explosivo) Eram especialista na colocação estratégica de explosivo para demolição ou como fatores de despiste. Posteriormente a utilização de pó preto e outro tipo de explosivo foi suplementada com conhecimento de armas de fogo.
Shinobi iri (métodos de entrada e fuga) As técnicas do ninjas para movimentar-se silenciosamente, para entra em fortalezas e em lugares praticamente inaccessíveis, chegaram a ser lenda no Japão. O ninja aprendeu métodos especiais de andar e correr, de passar silenciosamente sobre diversos tipos de solo e de permanecer nas sombras enquanto se movia. Tudo a fim de facilitar as técnicas de entrada e fuga.
Aruque: e a forma de caminhar do ninja são passos utilizados para os mais diversos terrenos.
Henso-jutsu: (mascarar-se) Com o fim de poder analisar conveniente seu campo de ação, o ninja estudava a língua e os costumes do lugar conseguido uma perfeita fusão com o ambiente desejado.
Ba-jutsu (equitação) O ninja era ensinado a realizar a montar cavalo com destreza, tanto para o transporte como para combater montado.
Sui rem (treinamento na água) Os métodos para nadar e deslizar silenciosamente, assim como as de usar barcos para atravessar por cima ou por baixo d’água, eram parte integral do treino ninja. Aprendiam técnicas de combate subaquática.
Bo-ryaku (estratégia) Táticas pouco convencionais de engano e de combate eram usadas pelos ninja. Por meio deste tipo de treino o ninja conseguia que seu oponente fizesse exatamente aquilo que ele queria, sem aparentar atenção.
Cho-ho (espionagem) Foram aperfeiçoados métodos de espionagem. Incluem métodos de localização e de como fazer prisioneiros, usando agentes de espionagem de maneira mais eficiente.
Inton-jutsu (escapar e ocultar) Os ninjas foram sempre especialista em usar a natureza para ocultar o seu rastro, permitindo-lhes com isto “desaparecer” à vontade. Os cinco elementos do gotompo nas técnicas de escape estavam baseados na familiaridade com a utilização criativa dos aspectos da terra, água, fogo, ar e vazio em relação com o ambiente em que se encontravam.
Tem-mon (meteorologia) tirar vantagem de aspectos atmosféricos e das estações do ano era uma parte muito importante ao considerar uma batalha. O ninja era ensinado a estudar o tempo de maneira que pudesse predizer as condições atmosféricas vindouras.
Chi-mon (meteorologia) Conhecer e usar o terreno a sua própria conveniência foi um aspecto importantíssimo no desenvolvimento histórico do ninjutsu.
Nomes técnicos
Aisha – Um princípio Gojo-gyoku que era utilizado para manipular pessoas instáveis.
Akindo – Comerciante, um disfarce preferido dos Ninjas
Atemi-te – A arte de matar com golpe ou estocada
Aite – Oponente
Anatoshi – Caça com armadilhas
Ashiko – Faixa do Pé
Bushi – Guerreiro
Bisento – Lança com lâmina larga
Bo-jutsu – Luta com bastões
Barai – Varredura
Bo Ryaku – Estratégia
Chi – Terra
Chi Mon – Geografia
Cho Ho – Espionagem
Chu – Meio
Chakuzen-no-jutsu – Um truque no qual o ninja escondia-se no forro de uma sala, até começar a luta e então provocar uma devastação
Chigiriki-jutsu – Técnicas de luta com bastão e corrente
Chigiriki-no-jutsu – Espionagem e penetração nas linhas inimigas durante uma batalha
Chiton-jutsu – A utilização de água, fogo, terra, madeira e metal, que possibilitava a fuga de um Ninja.
Chitsumishi – Membros de um território inimigo que trabalhavam em conjunto com um Ninja ali infiltrado.
Choyori-kyoso – Corrida de longa distância; Técnicas de corrida no Ninjutsu
Chunin – Posto Ninja, intermediário entre o jonin, o Genin e o Cliente (mandante)
Doko – Tigre Irritado
Dachi – Postura, posição de luta.
Dojo – Academia, sala de treino.
Dô – Caminho, arte.
Daisho – par das espadas
Daito – Espada Grande
Empy – Cotovelada
Ennyu-no-jutsu – Uma tática Ninjutsu na qual se aplicava para penetrar num acampamento inimigo.
Fumi-Komi – Golpe descendente, golpe baixo
Fukiya – Zarabatana para atirar dardos envenenados
Fukumi-bari – Pequenas agulhas que o Ninja lançava de dentro de sua boca, nos olhos dos adversários.
Fukuro-gaeshi-zen-jutsu – Uma tática chikairi-no-jutsu para provocar discórdia entre o príncipe inimigo e um dos seus parentes.
Futokoro-teppo – Pistola de bronze
Fudoza – assento imóvel
Genjutsu – arte da ilusão
Gake – Gancho
Gawa – Lado
Geta – Sandálias de madeira
Gisho-giin-no-jutsu – A arte da falsificação
Gojo-gyoku – o Princípio das cinco sensações e dos cincos desejos
Goton-no-jutsu – As cincos técnicas de fuga empregadas no Ninjutsu (Mokuton, Katon, Donton, Katon, Suiton)
Gyokuro – Veneno de chá verde cozido, misturado com miso-shiro
Geinyu-no-jutsu – uma técnica chikari na qual um ninja penetrava num acampamento inimigo, causando devastação.
Genin – O lutador Ninja propriamente dito, que também executava as missões.
Guedan – Golpe na virilha
Geri – Chute, pontapé
Gyaku-Zuki – Soco ou chute aplicado com o membro recuado
Godai – cinco elementos
Gokui – Segredo
Gyaku – Reverso
Hicho – vôo do pássaro
Han – Meio
Hai – Sim
Hisa-geri – Golpe com o joelho
Haito-Uchi – Golpe de mão aberta, geralmente executado na fronte.
Hanbo – Bastão de madeira, meio bastão
Han-kyu – Arco Ninja Curto
Hei-ho – Estratégia de luta
Hengen-kashi-no-jutsu – Noções sobre os disfarces Ninjas.
Hidama – Tática Ninjutsu para irritar os perseguidores com bombas fumegantes e de estampido
Hitsuke – Tática Ninjutsu de provocar incêndio num castelo inimigo em um lugar para poder escapar por outro.
Hojo-jutsu – A arte de algemas
Ho-jutsu – A manipulação de armas de fogo
Hoka-no-jutsu – Provocar incêndio num acampamento inimigo, no instante em que a batalha começa;
Hokashi – Artista de entretenimento itinerante ou também mascate ambulante, um disfarce apreciado pelos Ninjas.
Hotarubi-no-jutsu – uma tática Toiri cuja finalidade era fazer um Ninja levar uma mensagem “secreta” através de um território inimigo, de modo que fosse preso e o inimigo levado ao engano com a informação “confidencial”
Hyakurai-ju – Diversas pequenas armas que se colocavam em círculo, dentro de um cano de madeira. Um instrumento para fazer barulho.
Ioko-Lateral, de lado
Iai-jutsu – A arte de sacar a espada
Inro – Farmácia de viagem
Iri – Entre
Itami – Dor
Jô Bastão (cajado) de madeira de aproximadamente 1,30cm de comprimento.
Jô-Jutsu – Luta com Bastões (Jô)
Jonin – Chefe Ninja próprio, chefe de uma Ninja-ryu meio guerreiro, meio sábio
Jodan – RostoJirai – Minas terrestres
Joie-no-jutsu – Tática Ninjutsu de introduzir-se furtivamente num acampamento inimigo, sem provocar ruídos ou sombras
Jutsu – Técnicas
Kizamizuki-Golpear com o membro da frente
Kekomi-Meia altura
Koshi-Quadril
Kime- potência, força
Kagashi-gakure – Ficar de pé completamente imóvel no terreno
Kagata-hasami-bune – Bote leve, estreito
Kaginawa – corda comprida, com gancho de abordagem para escalar muros, também utilizada como arma
Ka-jutsu – Utilização de materiais explosivos e incendiários
Kama – Foice ou ceifadora
Kama-gakure – Truque para desviar a atenção, jogando-se pequenas peças de metal que produzem ruídos.
Kame-gakure-no-jutsu – Técnicas suiton para respirar embaixo da água, usando diversos instrumentos
Kameikata – Balsa para uma pessoa, confeccionada com varas cruzadas de bambu, cuja extremidade estão fixadas quatro grades vasos de cerâmica para fazer a jangada boiar
Kantokusha – Chefe Ninja feminino
Katin-Kunoishi – Ninja feminina alugada – Elas não eram membros de uma família Ninja, mas apenas alugadas para uma missão.
Katagatae-no-jutsu – Uma técnica chiari-no-jutsu para provocar confusão num acampamento inimigo, provocando-se um incêndio enquanto a maior parte dos inimigos abandonarem o acampamento para um ataque noturno.
Katon – Técnica de fuga com a utilização de peças de metal para desviar a atenção do inimigo durante a fuga.
Ken-jutsu – Luta de espadas
Kiai-jutsu – A arte de paralisar ou matar um adversário com um grito
Kitai – A totalidade das forças e energias de um ser humano
Kito-gan – Pílulas que, segundo se dizem, evitam a sede durante 5 dias
Kitsune-gakure-no-jutsu – Técnica Impo, para esconder-se dentro ou embaixo da água
Komuso – Monge itinerante; disfarce apreciado por um ninja
Koppo-jutsu – A arte de destroncar e quebrar os ossos
Koshi-jutsu – Arte de matar ou aleijar o adversário através de um golpe ou pressão dos dedos em determinados pontos do corpo.
Kotzutsu – Arma de madeira para disparar balas de ferro ou de pedra
Kuji-kiri – Os Nove gestos básicos da mão (Rin, Pio, Tho, Sha, Kai, Jin, Retsu, Zai, Zen). Estes sinais dos dedos serviam para a regeneração do corpo, em combinação com exercícios respiratórios e provavelmente técnicas de acupressão, e também utilizando sinais secretos dos dedos para o entendimento dos Ninjas
Kunashi – Instrumento semelhante a uma pá, para cavar
Kunoichi – Ninja Feminino
Kunoichi-no-jutsu – Uma técnica Toiri, para preparar mulheres para serem ninjas.
Kusari-fundo – Corrente curta com pesos em ambas as extremidades, com comprimento de aproximadamente 1 metro.
Kusari-gama – Foice com uma corrente de 4 Metros de comprimento na extremidade de um peso de chumbo.
Kurari-gama-jutsu – a arte de lidar com a kusari-gama
Kyobako-fune – Um bote desmontável, semelhante a uma caixa de madeira, cujas laterais são impermeáveis
Kyoketsu-shogei – Foice com Lâmina adicional alongada para cima . No cabo curto era afixada uma corda de 4 metros de comprimento, em cuja extremidade se encontra um anel de metal
Kyoketsu-shogei-jutsu – A arte de lidar com Kyoketsu-shogei
Kyonin-no-jutsu – Tirar vantagens das superstições e medos ou outras pessoas.
Kyu-jutsu – A arte de atirar com arco e flecha
Kyushin-ryu – Escola ninjutsu cuja especialidade era o manejo da espada e da yari
Ka – Fogo
Kaiten – Rolamento
Kata – jogo dos movimentos
Kantana – Espada
Keppan – juramento de sangue
Kogoroshi – quebrar do dedo
Koho – Traseiro
Koku – Céu do Tigre
Koryu – Tradicional
Meiso – Meditação
Meijin – Mestre
Mawashi-Circular, meia-lua
Mawashi-zuki- Soco em círculo
Mae-Frontal, de frente
Mae-Ashi- Frontal circular
Metsubishi – Pó chegante, mistura de areia, cinza e pimenta
Mikkyo – Seita mística budista, também chamada shingon
Minomushi-no-jutsu – Uma tática Toiri para induzir pessoas inimigas de confiança, em altos postos a traírem seus príncipes
Mitzu-taimatsu – Uma tocha preparada de modo que continuasse queimando, mesmo durante uma tempestade.
Mizugumo – Um aparelho para atravessar águas, consistia de quatro peças de madeira, curvas, que eram montadas num círculo. Um pedaço de madeira retangular fixada no centro servia para o apoio do pé
Mizuzutsu – Uma cana fina de bambu, com a ajuda da qual um Ninja podia manter-se sob água pelo tempo que quisesse
Mokuton – Técnicas de fuga, com o aproveitamento de plantas
Mono-no-jutsu – Reconhecimento de um ponto fraco na defesa de um acampamento ou castelo inimigo.
Nagashi- Defesa espalmada externa
Nukite- Estocada, golpe com os dedos
Naginata – Arma alongada (comprida), com lâmina curva, larga
Naginata-jutsu – A arte de lidar com a naginata
Nawanuke-no-jutsu – Técnicas de abrir um nó ou se libertar de amarras, deslocando os membros
Nikutai – O corpo orgânico do ser humano
Ninja-to – A espada Ninja
Nyadaki-no-jutsu – A arte de descobrir fraquezas ou insuficiências das sentinelas inimigas, para então poder penetrar no acampamento.
Nyukyo-no-jutsu – Técnica para descobrir o espaço de tempo apropriado para penetrar num acampamento inimigo.
Oizuki-Golpear avançando
Oei-no-jutsu – Uma tática toiri de mandar um Ninja a um acampamento inimigo para servir ao exército inimigo, quando as lutas começavam.
Omyodo – Antiga ciência chinesa da adivinhação e da astrologia
Oni – Demonio
Punyo- Ponta de bastão
Ryu – Escola ou dragão
Ryakunhon-no-jutsu – Uma tática chikairi-no-jutsu com a qual um ninja penetrava num acampamento ou território inimigo, passando-se por um camarada
Ryohan-no-jutsu – Uma tática chikairi-no-jutsu, com a qual uma importante pessoa inimiga era seqüestrada.
Sempai – estudante sênior
Sensei – Professor
Seiza – Ajoelhando-se
Seiken-Soco
Shuto-Ushi- Estomago, plexo solar
Sachi-jutsu – Estratégia militar na qual se tiravam vantagens das realidades naturais do terreno
Sageo – Faixa de seda comprida, chata que era puxada através do colchete – Kurigata – e que servia para a fixação da espada no cinto
Saimin-jutsu – Arte da hipnose
Sarugaku – Artista viajante – Disfarce apreciado dos Ninjas
Satobito-no-jutsu – Uma tática Toiri de provocar discórdia entre o povo simples de um território inimigo que, além do mais, já está descontente com o seu príncipe.
Satsujin-jutsu – Conhecimentos das condições atmosféricas baseadas na astrologia, adivinhação e meteorologia
Saya – Bainha da espada
Shiba-gakure-no jutsu – Técnicas de esconder-se entre ferros velhos, tralhas, etc.
Shichiho-de os sete caminhos do disfarce mais utilizados pelos ninjas
Shikomi-zue – Um bastão (cajado) de madeira que era uma espada camuflada.
Shingon – Seita mística budista, também chamada Mikkyo, cujos discípulos era os yamabushi
Shinobi-bune – Barco leve, estreito
Shinobi-no-jutsu – Antigo nome do Ninjutsu
Shinobi-shozuku – Traje preto de luta dos Ninjas, consistindo de calça, jaqueta, faixa, calçados e capuz
Shinobi-zue – Bastão de madeira oco em cujo interior se encontra uma corrente com peso de chumbo
Shuko – Luva de ferro com pontas metálicas nas palmas das mãos também chamadas Tekagi
Shuriken – Arma de arremesso de metal
Shuriken-jutsu – A arte de lidar com a Shuriken
Suiton – Técnicas de fuga, com aproveitamento da água
Sukke – Monge budista, disfarce apreciado dos Ninjas
Seishin Teki Kyoyo – Refinamento Espiritual
Shi – Dedo
Shihan – Instrutor Senior
Shin – Coração
Shinai – Espada de bambu
Sokuho Kaiten – Rolamento Lateral
Sokuho Tobi – pulo lateral
Tai sabaki – movimentos naturais do corpo
Taiso – Condicionar do corpo
Taki Ori – Quebrando o bambu
Tanto – Faca
Tatiken- Soco vertical
Tori- Atacante, agressor, oponente, adversário
Tatame-Tipo de colchão de palha usado em treino
Takagi ou Shuko – Luva de ferro
Taniiri-no-jutsu – A mesma tática da uamabiko-no-jutsu, com um grupo de ninjas iludindo o inimigo.
Tanto-jutsu – Luta de faca
Taniki-gakure-nojutsu – Técnica Mokuton para permanecer completamente imóvel entre os ramos de uma árvore
Tetsubishi – pequenos objetos de metal, piramidais, de várias pontas
Toiri – Estratégia preparatória para a guerra
Toiri-no-jutsu – Espionagem em tempos de paz ou durante os preparativos para a guerra
Tonkim- Arma de metal, estreita, parecida com uma faca
Tompo – técnica de fuga
Torimaki – Pergaminho secreto no qual estavam manuscritas as diferentes técnicas Ninjutsu das escolas.
Tsuba – Guarda mão de espada
Tsumegata – Tipo de camponês japonês; apreciado disfarce dos Ninjas
Te – Mão
Teki – Inimigo
Tenmon – Meteorologia
Tobi – Pulo
Zagarashi-yaku – Veneno que é extraído de frutos verdes
Ushiro-Para trás, traseiro
Uke – Bloqueio, defesa, defensor
Uridaru – Aparelho para atravessar águas, consiste de duas vasilhas nas quais se colocavam os pés
Ukigasu-gakure – Técnicas ninjutsu para atravessar águas
Uzume-bi- Mina terrestre
Uzura-gakure-nojutsu – Técnicas ninjutsu para ajustar a terra , com meios de camuflagem apropriados
Wakizashi – Espada Curta
Waza – Técnica
Yamabiko-shicho-jutsu – Uma tática de desmascarar um agente (espião) duplo, passando uma notícia falsa e observando sua reação.
Yari – Lança
Yari-jutsu – Luta de lança
Yoja-no-jutsu – Uma tática chikairo-no-jutsu para penetrar num acampamento inimigo, dando a entender que se é uma pessoa fraca, como mendigo, cego ou aleijado.
Yoji-gakure-jutsu – Truque para desviar a atenção de uma sentinela jogando-se uma pedra por cima de sua cabeça, e então penetrando no acampamento.
Yoko-aruki – Técnica de andar no ninjutsu (andar de lado).
Yomogami-nojutsu – A providência de um ninja para ficar anônimo, ao assumir dois nomes e duas personalidades.
Uraken-Golpe com as costas do punho





































