O texto abaixo fala sobre uma das versões da história de Koga Ryu Ninjutsu
Koga Ryu foi um clã de grande importância no Japão. Esta escola consistia de 53 famílias que provavelmente agruparam-se no período entre 938 e 946 (período Tenkyo). Após Mochizuki Saburo Kameie triunfar na guerra contra Taira No Masakado, ele recebeu um pedaço de terra n sudeste da província de Omo. Esta área era chamada de Koga-Gun, então, Mochizuke trocou o nome para Koga Oni No Kami Kameie. Seu filho, Oni No Kami Iechika, talentoso tanto nas artes militares como na literatura, supostamente foi o fundador de Koga Ryu. Alguns dizem que ele estudou Genjutsu de um monge budista chamado Tatsumaki Hoshi que viveu nesta área. A tradição continuou por sete gerações passando por:
Oni No Kami Ienari,Iesada,Ienaga,Iekiyo,Ietoo, Teyoshi and Yoshiyasu, antes de espalhar-se para outras quatro famílias; a saber: Mochizuki, Ugai, Naiki, and Akutagawa. As tropas do Norte e do sul pertencentes ao reino de Nambuku juntou-se a estas 5 famílias entre 1335-1395. Com a ajuda destas famílias, o estilo de Koga acabou aumentado para 53 famílias. Algumas destas famílias eram: 1. Koga ryu 2.Taro ryu 3.Otomo ryu 4.Shinpi ryu 5.Kuruya ryu 6.Hiryuryu 7.Taira ryu 8.Tomo ryu 9.Fujiwara ryu 10.Isshu ryu 11.Tatara ryu 12.Sasakiryu 13.Byaku ryu 14.Sugawara ryu 15.Tachibana Hachi Tengu ryu 16.Kawachi Yon Tengu ryu 17.Hai Lung Ryu. Enquanto Koga Ryu crescia, havia oito famílias (Koga Hachi Tengu) que eram as mais fortes, e mantinham um regime de liderança em relação aos outros ryu em Koga.
As oito famílias eram: Koga, Mochizuki, Ugai, Naikii, Akutagawa; Ueno, Ban and Nagano. Mas, mesmo assim, outros ryu como Hiryugumi, Kakuryugumi, Tachibana Hachi Tengu Gumi and Kawachi Yon Tengu Gumi possuiam mestres de Ninjutsu de primeira linha. No período Hokuyo (1441-1451), os líderes eram Koga Saber, Mochizuki Goro, Ugai Ryuhoshi, Naiki Fujibe and Akutagawa Kazuma. No período Bunmei (1469-1487) esses líderes eram Koga Saburo Ii, Mochizuki Yajiro, Ugai Chiaki, Naiki Gohei e Akutagawa Tenpei que foi contratado pela família Sasaki – o Daimyo daquela área – para liderar as tropas contra Ashikaga Yoshizawa. Quase 100 anos depois, a família contratou ninjas novamente. Porém, nesta vez, não só os ninjas de Koga foram utilizados, como, também os de Iga. (1570). Eles também contrataram samurais de Koga com o objetivo de destruir Oda Nobunaga. Os samurais treinaram intensivamente por um período curto para poder lutar. Alguns jonin elaboraram os estratagemas para esta batalha. O exército de Sasaki era dividido em três:
O primeiro era liderado pelos ninjas dos clãs Mikumo Ryu, Takanose Ryu, Mizuhara Ryu e Inui Ryu. O segundo exército era liderado pelas outras famílias de Koga, e o terceiro pelos samurais que trabalhavam para a família Sasaki. Na batalha, Mikumo Iyo No Kami, que liderava um dos exércitos de Sasaki decidiu trair seu senhor, causando sua derrota. Quando Tokugawa Ieyasu lutou em busca do poder, o castelo Fushima, perto da região de Kyoto foi ocupada. Eles tiveram que se defender contra os exércitos vindo do Oeste durante tempo suficiente para que o exército de Tokugawa se reagrupasse para lutar a famosa batalha de Seki Ga Hara no Leste. Estima-se que 400 ninjas de Koga o ajudaram na defesa: Aproximadamente, 100 deles morreram. Uma das últimas estórias sobre os ninjas de Koga foi a batalha de Shima-Bara No Ran, quando samurais cristãos se rebelaram e ocuparam o castelo de Hara na província Shimabara em Kyushu. Dez ninjas de Koga Ryu foram enviados por Izumo Kami Nobutsuna para juntar informações da ocupação, para poder preparar um ataque. O ataque foi liderado por Mochizuki Heidayu, de 63 anos e Akutagawa Kiyouemon, 60 anos. Ambos eram veteranos das batalhas de Sekigahara.
Os outros ninjas de Koga eram:
- Iwane Kanbei, 56 anos 2. Kamogai Kanuemon, 56 anos 3. Tomei Gohei, 53 anos 4. Iwani Kanbei, 45 anos 5. Natsumi Kakunosuke, 41 anos 6. Mochizuki Yoemon , 33 anos 7. Akutagawa Shichirobei, 25 anos, 8. Yamanaka Jutayu, 24 anos. Eles chegaram em 04/01/1638, e, a primeira tarefa era criar um mapa da área ao redor do castelo. Somente 15 dias depois, eles enviaram um mapa detalhado do castelo para Edo e para o Shogun, Tokugawa Iemitsu. Acredita-se também que os ninjas de Koga ou Ongyo No Mono (significa pessoas ocultas) como eram chamados, conseguiram infiltrar-se no castelo todas as noites, sem problemas. No dia 21/01/1638, eles roubaram a escassa comida que havia no castelo. Além disso, eles ainda conseguiram algumas senhas secretas. No dia 27, cinco ninjas de Koha conseguiram entrar no castelo disfarçado de soldados. Estes eram: Mochizuki Yoemon, Arakawa Shichirobei, Natsume Kakano-Suke,Yamanaka Jutayu and Tomo Gohei. Como as tropas de fora do castelo estavam usando armas de fogo, os guardas do castelo apagaram as tochas para que não pudessem ser vistos. De madrugada, os guardas relaxaram um pouco e deixaram o castelo se tornar um alvo fácil para os ninjas que, sem problemas, escalaram os muros de proteção. Arakawa, por um descuido, caiu em um buraco. Imediatamente, Mochizuki o ajudou. Porém, por causa do barulho, os guardas acenderam as tochas novamente e, os expôs. Ambos conseguiram fugir, mas foram bastante machucados. Diz a lenda que quando o castelo foi atacado em 24/02, Musashi Miyamoto (o mais famoso espadachim da history) era um dos planejadores do Shogun. Supostamente, ele teria sido atingido por uma pedra atirada por uma mulher e, teria se retirado da batalha reclamando da perda da juventude. O estilo Koga Ryu sobreviveu no meio do século XX através de um homem, Fujita Seiko (1899-1966). Ele clamava ser o 14th Soke de Koga Ryu, mas não apresentou nenhuma prova para o que disse. Ele liderou pequenas unidades especiais do exército nas florestas, durante a 2ª Guerra Mundial. Existe um livro chamado “Ninjutsu No Gokui” (Os segredos do Ninjutsu), escrito por Gingetsu, que aprendeu as técnicas e a história durante um longo período através de Tanemura Ihachiro, um jonin de Koga Ryu.
As grandes distancias que o ninja levava para permanecer livre tem sido uma fonte de muitas lendas.
A história registra que um famoso ninja chamado Sandayu Momochi, que foi um fundador dos estilos dos ninjas de iga, mantinha três lares diferentes, cada um com uma esposa e uma família. Nestes lares ele adotava um estilo de vida diferente. Por exemplo, numa cidade ele era um mercador, numa outra ele, era fabricante de lâmpadas, e na terceira um fazendeiro. Ao criar esta situação para si mesmo seu anonimato estava assegurado. Ele podia operar numa área e se a descoberta parecesse provável, ele desapareceria e surgiria a 50 milhas de distância como uma outra pessoa completa com esposa e sua família. Este truque era de tanto sucesso que em 1581 quando o inimigo de morte dos ninjas, lord oda nabunagua enviou suas tropas de 46.000 contra os clãs ninja, Sandayu escapou e assumiu uma de suas identidades alternativas. Ele conservou estes truques toda a sua vida e nunca foi capturado. Sandayu teve muitos estudantes em seu tempo de vida, mas seu maior discípulo foi um homem chamado Goemon Ishikawa,que tem sido chamado de herói bandido do Japão e é frequentemente comparado a Robin hood. Infelizmente para este herói improvável nem os ninjas de iga nem os de koga reconheciam como parte de seu clã, por que usava suas habilidades ninja para proveito pessoal mais do que para benefício dos clãs. O forte montanhoso dos yamabushi.